NÚCLEO DE
TECNOLOGIA EDUCACIONAL- Marco Zero
INTRODUÇÃO
A EDUCAÇÃO DIGITAL - 40H
Multiplicador:
Henry Ailson Nascimento dos Santos
Cursista:
Francilene Vaz da Silva Rabelo
Atividade
03-Unidade 01
BIBLIOTECA
INFORMATIZADA
MÓVEL
NOME DO PROJETO: Projeto
Biblioteca Informatizada Móvel.
NOME DA
INSTITUIÇÃO: E.E. Coelho Neto.
DIREÇÃO DA
INSTITUIÇÃO: Edvan Correia Luiz.
DIRETOR ADJUNTO: Raquel Ramos de Freitas.
SECRETÁRIA
ESCOLAR: Maria Mira Mar Lobato.
SERVIÇO
TÉCNICO: Lívia Flora.
IDEALIZADORA
DO PROJETO: Profª. Francilene Vaz da Silva Rabelo
PERÍODO DE
REALIZAÇÃO: março a dezembro de 2012.
LOCAL DA
REALIZAÇÃO DO PROJETO: E.E. Coelho Neto.
PERÍODO DE
DURAÇÃO: Um (01) ano.
COLABORADORES: Direção, Serviço técnico, Professores de 1ª a 8ª séries, pais e
funcionários da escola.
PÚBLICO ALVO: Alunos de 1ª a 8ª séries.
APRESENTAÇÃO
DO PROJETO:
Ao longo dos anos, o espaço da
biblioteca escolar tornou-se um lugar onde se deposita livros sem despertar no
aluno o verdadeiro fascínio pela leitura. Em muitos casos os profissionais
ficam desestimulados, sem se importar com o processo ensino-aprendizagem da
escola, hoje as bibliotecas têm problemas estruturais e políticos que fazem
esse assunto um segundo plano na educação.
A biblioteca escolar deve ser um
lugar de ação, pesquisa, emoção, descoberta de novos mundos e uma extensão da
sala de aula, e não, um simples depósito de livros velhos e ultrapassados. Para
Amato e Garcia (1989) “a biblioteca escolar deve existir como órgão de ação e
dinamizadora e não cair na passividade [...]”.
Diante disso, administrando de
forma a estar sempre voltado para atender as necessidades dos alunos e dos
professores no que concerne à leitura prazerosa feita em sala de aula ou em
casa, tornando-se como um dos principais papéis da biblioteca a interação com a
escola e o desenvolvimento de projetos e atividades integradas, salientando
suas funções intelectuais e tecnológicas ativas e criativas.
O projeto apresentado será
desenvolvido na E.E. Coelho Neto. Será executado de segunda a sexta-feira ou
quando o professor necessitar desenvolver leitura informatizada prazerosa com
os alunos, sendo que serão trabalhados todos os alunos de 1ª a 4ª séries e das
demais séries serão trabalhados somente os alunos em dificuldade de leitura,
escrita e sem acesso à informática. A sala será organizada pelos professores,
alunos e direção da escola, e contará com um acervo digital de um (1) notebook,
adquirido através de vendas de rifas destinada para tal fim.
JUSTIFICATIVA
DO PROJETO
Durante o ano de 2012 nossa
clientela de alunos de 5ª a 8ª séries cresceu, estes apresentaram um
diagnóstico de rendimento baixo na disciplina de Língua Portuguesa. Após
detectarmos isso, foi feito em sala de aula um diagnóstico referente à leitura,
escrita e acesso dos alunos à informática, para serem observados os níveis de
aprendizagem em que eles se encontravam, onde foi concluído que a maioria dos
alunos não dominavam a leitura, escreviam com certa dificuldade, e poucos
tinham acesso a computadores fora do contexto escolar, tendo acesso a
laboratórios de informática somente na escola.
Outro fator que colaborou para a
elaboração deste foi a utilização dos livros, feitos somente uma vez por semana
no horário do LIED, TV Escola e Sala, os alunos não manuseavam os livros de
forma prazerosa, muitas vezes observamos que não havia tempo suficiente para
lerem os textos do dia, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem.
Diante do contexto, preocupados
com os alunos da escola com dificuldades de leitura e pouco (alguns, sem nenhum
acesso a recursos tecnológicos) pensou-se na elaboração do projeto BIBLIOTECA
INFORMATIZADA MÓVEL, que objetiva despertar no aluno e nos professores o
fascínio pela leitura informatizada em sala de aula.
Algumas crianças não têm o
ambiente favorável à leitura em casa, mas há outras que ouvem histórias lidas
pela família, pois segundo se for criado um ambiente de leitura nas escolas, as
crianças levarão a prática para suas casas, e vice-versa, haverá crianças que
trarão leitura para a escola.
A BIBLIOTECA INFORMATIZADA MÓVEL
despertará o prazer da leitura não só nos alunos, como também em nossos
professores e funcionários, pois estes se tornarão leitores ativos e frequentes
incentivadores dos alunos. Se o professor não tiver o convívio com os livros e
computadores para conhecer o mundo da leitura, escrita e informática, será
difícil passar esse exemplo para as crianças. Com a leitura as crianças
vencerão o desafio gigantesco dos códigos escritos, tornando-se um aluno
letrado e informatizado, pois não basta ter acesso a materiais, as crianças
devem ser envolvidas em práticas para aprender a usá-las, como: roda de leitura,
pesquisas, dramatizações, confecções de livros, leitura coletiva, etc.
É preciso acabar com a ideia de
que a leitura só deve ocorrer através da manipulação de livros, de que o livro
é um objeto sagrado, que deve ser encapado e guardado para utilizar só quando
pedido, apreciados, para despertar o fascínio pela fantasia, criando hábitos
puros e sendo bons cidadãos, com isso, justifica-se a elaboração deste projeto
onde será extremamente útil para a nossa escola e para as nossas crianças.
OBJETIVOS
GERAL
- Despertar o fascínio pela leitura , escrita, acesso à informática, desenvolvendo as múltiplas habilidades.
ESPECÍFICOS:
Conhecer
as características dos livros digitais;Pesquisar, escrever e ler as histórias com clareza;
Trabalhar com elementos de suspense;
Desenvolver a oralidade;
Aprimorar a ortografia, pontuação e elementos digitais;
Socializar a cerca do prazer da leitura;
METODOLOGIA
A
biblioteca será utilizada nos dias de Segundas-feiras a quintas – feiras
nas turmas de 1ª séries a 8ª série de acordo com o cronograma de agendamento.
Nas
sextas-feiras, o uso será livre, no salão do refeitório da escola, de
acordo com a coordenação pedagógica escolar (serão feitas atividades
com os alunos em dificuldade de leitura e escrita com os alunos de
reforço).
Será
arrumado o carrinho móvel e conduzidas até às salas de aula pelo professor
da turma de acordo com o cronograma, para utilização do notebook pelos
alunos.
Serão
feitas pesquisas de livros e acervos digitais, além de músicas e poesias,
atividades diversificadas e lúdicas em sala pelo professor da sala com os
alunos.
A
partir das pesquisas realizadas serão confeccionados livros de produção
independente dos alunos em sala de acordo com a orientação do professor e
do responsável pela biblioteca informatizada móvel.
RECURSOS
HUMANOS:
PAIS;
PROFESSORES;
DIREÇÃO;
ALUNOS;
FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
MATERIAIS:
NOTEBOOK;
COMPUTADOR E ACESSÓRIOS;
PASTAS SUSPENSE;
RESMAS DE PAPEL;
COLA, TESOURA, LÁPIS DE COR E nº
02 PRETO;
TODO TIPO DE PAPELARIA
DISPONÍVEL;
ETIQUETAS DE PREÇO;
CAIXA DE PAPELÃO GRANDE (DE GELADEIRA, FOGÃO OU OUTRO OBJETO GRANDE);
CARRINHO COM RODINHAS;
PINCÉIS DE PÊLO E ATÔMICO.
OBS: Todos os materiais de papelaria, livros, gibis e caixas são doados ou sobra
de outras atividades realizadas na escola, serão reciclados.
AVALIAÇÃO
Será feita
no processo, de forma qualitativa, com a participação e criatividade de todos
os envolvidos, bem como, através de atividades e avaliações quantitativas a
critério do professor e quando ele e os alunos julgarem necessário.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMATO, M., GARCIA, N. A. R. A biblioteca na escola.
In: GARCIA, E. G. (org.).
Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São
Paulo: Loyola, 1989. P.11-23

È Otimo este projeto, na escola EEPGAC tem um uma sala chamada sala de leitura onde os alunos e professores podem fazer varias leituras. Contos romances, drama, ficção, varios tipos de bibliografia. todo ano é investido em torno de 20.000,00 reais. e existe um projeto desta sala chamado vitrine literaria, que todo ano acontece na semana do livro e os alunos se caracterizam de acordo com os personagens de alguns livros.
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